Como comemoração dos 40 anos da Faculdade de comunicação. A PUC Minas realizou nessa semana diversos Seminários. Dentre eles, nessa terça feira, aconteceu à conferência “A direção de cena na Publicidade”, comandada pelo sócio fundador da Maria Bonita Filmes, Robério Braga.
Além de sua agência, Robério dirigiu pela Zeppelin Filmes e agora dirigi na Margarida Filmes SP. Atualmente dirige comerciais para as maiores agências e anunciantes do Brasil (Fiat, Ford, Bohemia, Guaraná Antártica, entre outros). É também diretor de fotografia, o que faz com que seu trabalho tenha uma cinematografia diferenciada.
Baiano, começou sua carreira como fotógrafo artístico. Querendo se tornar um grande nome na publicidade, resolveu se mudar para São Paulo. Chegou na capital paulista e foi ser ajudante na gravação de vídeos. Hoje em dia, ele é um grande nome no meio publicitário.
Em sua palestra, Robério Braga explicou como se monta uma propaganda publicitária. Primeiramente há um concurso com várias agências. Depois da escolha, começa a seleção de atores e o local da filmagem. Logo após, começa a parte mais difícil, escolher a melhor luz para fazer o comercial. O publicitário confessou que a disputa é grande e que na maioria das vezes o cliente acaba optando pela agência mais barata, o que faz com que seu desafio seja maior. “Precisamos fazer um bom filme com o preço bem reduzido. Por isso, temos que estudar bastante o que fazer em cada caso”, afirma.
O publicitário também exerce a carreira de fotógrafo. Ele está planejando sua ida pela segunda vez para a África. Seu desejo é fotografar as tribos do Kênia. Outra viagem que ele irá fazer é para a Polônia, nesse caso, será para gravar um comercial. Robério Braga afirma que está temeroso. “Meu maior desafio será conversar, pois não sei falar nada em polonês”, garante.
A competência de Robério Braga pode ser vista em seus making ofs. Responsabilidade e seriedade são marcas registradas do publicitário. A criatividade está presente em todos seus comerciais, agora, nos resta esperar, qual será o próximo filme a ser lançado.
Making Of da nova campanha de Scotch-Brite, criada pela MatosGrey, produzida pela Zeppelin Filmes e dirigida pelo diretor de filmes Robério Braga e que teve a participação especial do ator Lázaro Ramos.
Meninas,
ResponderExcluirvocês precisam fazer uma revisão no texto. Há erros de digitação, de ortografia e pontuação que não consigo corrigir pelo comentário. O texto está próximo de um release do próprio Robério...vocês falam que ele explica como se 'monta uma propaganda publicitária'...acho que há um equívoco nos termos e na própria explicação, já que o que ele explicou é o processo de escolha de uma agência para determinado briefing.
Vocês elogiam muito o publicitário no texto, o que não chegaria a ser um problema numa matéria para blog, desde que ela estivesse bem articulada com informações mais consistentes sobre o trabalho dele, os prêmios que ele já recebeu e a repercussão do que ele faz no meio publicitário.
Abraço,
Daniela